HISTÓRIA

O município de Camaquã /RS tem uma história muito forte com a Revolução Farroupilha (1835 - 1845).

O General Bento Gonçalves da Silva, líder dessa epopeia,  residiu durante muitos anos na Estância do Cristal, que a época era município de Camaquã, e onde atualmente encontra-se o Parque Bento Gonçalves, tombado como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.

Bento Gonçalves morreu em 18 de julho de 1847, e teve seus restos mortais transladados para o cemitério do Cordeiro, em Camaquã, onde permaneceram até 1900.

O clarim farroupilha, Antônio Ribeiro, enquanto viveu tocava seu instrumento musical junto ao túmulo do amigo Bento Gonçalves, tendo depois de morto também sido sepultado no mesmo cemitério do Cordeiro.

 Foi na barra do rio Camaquã, que Giuseppe Garibaldi montou o estaleiro da República Rio-Grandense e lá construiu os lanchões Seival e Farroupilha.

O livro, que depois deu origem a minissérie de televisão “A Casa das Sete Mulheres”, é ambientando no interior do município de Camaquã.

Cayetana Gonçalves da Silva, esposa de Bento Gonçalves, a Primeira-Dama da República Rio-Grandense, viveu muitos anos em Camaquã e está sepultada num jazigo no Cemitério São João, nesta mesma cidade.

Altos Paraíso Vinhedos está localizado no Distrito de Capela Velha, interior de Camaquã. O nome Capela Velha se dá porque nesse local iniciou a construção da Capela de São João Velho, que seria o marco do início da cidade de Camaquã. A construção foi erguida até o respaldo e abandonada, tendo sido construída nova Capela em outro local, a qual hoje é a igreja Matriz de Camaquã, que está na sede do município.

Nesse Distrito de Capela Velha há a localidade de Paraíso, onde se encontra a propriedade Altos Paraíso. E como os vinhedos estão na parte alta da localidade de Paraíso, por isso o nome “Altos Paraíso Vinhedos”.

Nossa história com a vitivinicultura iniciou em 2015 com as primeiras pesquisas sobre o terroir  do Altos Paraíso, e, então, em 2018 plantamos nossas primeiras videiras. 

A bravura e poesia daqueles homens e mulheres que por dez anos lutaram na Revolução Farroupilha, nos ensina que é necessário ter persistência, muita inspiração e transpiração, para que os sonhos se tornem realidade; e entender que há um tempo para tudo e que a natureza tem suas regras.